
Candle Wisdom é um projeto no âmbito do programa Erasmus+ de Parcerias Estratégicas para Escolas, que une escolas da Letónia, Finlândia, Itália, Turquia e Portugal.
Digitalização, mercado de trabalho, participação social e cívica – todos estes fatores exigem uma maior capacidade de avaliar a informação de forma crítica, no contexto de um universo aparentemente infinito em opções disponíveis. Boas competências de alfabetização e literacia são necessárias para gerir a nossa saúde, permanecer socialmente ativo e envolvido politicamente. A interação é cada vez mais conduzida através de redes sociais, particularmente entre os jovens. No entanto, boas competências de alfabetização são um pré-requisito para poder participar nessa tendência.
As metas do projeto são a procura de métodos inovadores que possam ser utilizados para promover competências de leitura e escrita em crianças do ensino primário, troca de experiências de integração de tais métodos no processo de aprendizagem dos currículos escolares e sensibilizar para a importância dessas competências e a sua relação intersectorial com outros assuntos e capacidades cruciais – como a lógica, pensamento analítico, comunicação, tomada de decisão independente, planeamento, concentração, memória, etc.
quem somos (clicar para saber mais)
Parceiros
Pļavniekkalna Sākumskola
Letónia
Viikkalan koulu
Finlândia
Istituto Comprensivo Europa
Itália
Selcuklu Ibrahim Yapici Ilkokulu
Turquia
EB1/PE da Marinheira
Portugal

Objetivos
- inspirar os jovens a ler não apenas no ambiente escolar, mas também no seu dia-a-dia;
- trocar experiências sobre as práticas de leitura dos alunos das escolas parceiras;
- motivar os alunos a pesquisar, explorar e participar em atividades destinadas ao fortalecimento das suas capacidades de alfabetização e literacia;
- descobrir e aprender sobre as culturas, literaturas e línguas dos países parceiros;
- desenvolver e melhorar as habilidades na língua inglesa, através da comunicação com os colegas e da preparação dos materiais do projeto;
- aumentar a sensibilização para os diferentes sistemas educativos nacionais europeus e a diversidade cultural;
- introduzir e promover métodos inovadores que facilitem as competências de leitura e escrita;
- desenvolver, testar, adaptar e adotar / implementar práticas inovadoras relacionadas com metodologias de ensino e aprendizagem, fornecendo, assim, competências chave;
- trocar experiências e boas práticas, realizar atividades de aprendizagem entre pares e workshops;
- ajudar as escolas participantes a aumentar a capacidade de trabalhar em projetos internacionais.
Cerca de 500 alunos estarão diretamente envolvidos nas atividades do projeto e quase 2200 estudantes indiretamente. De todas as escolas participantes, é esperado que 50 professores se envolvam diretamente nas atividades e, indiretamente, mais de 192 professores e outros funcionários.
O projeto consistirá das seguintes atividades: reunião inicial, cinco atividades de aprendizagem, ensino e formação para alunos e professores, além de um conjunto de atividades locais em cada escola – concursos de leitura, semanas de literatura temática, seminários, concertos, workshops, etc.
As principais metodologias utilizadas para realizar o projeto serão: métodos formais e não formais, como apresentações, workshops, trabalhos em grupo, gamificação, aprendizagem ativa entre pares, grupos de discussão, visitas de estudo, aprendizagem no exterior através de experiências reais.
Será dada ênfase adicional à exploração de abordagens multidisciplinares – as atividades de LTT (Learning, Teaching, Training) serão ligadas aos currículos escolares e as competências desenvolvidas durante a(s) atividade(s) aumentarão a motivação do aluno para aprender e ajudarão na aquisição do currículo escolar.
O projeto prevê que as escolas:
- reforçarão e desenvolverão uma cooperação mais estreita entre si;
- desenvolverão processos educativos inovadores através da introdução de novas iniciativas que facilitem a literacia;
- aumentarão a consciencialização sobre a importância de um nível mais elevado de alfabetização e literacia para uma integração com sucesso na sociedade moderna;
- promoverão o desenvolvimento profissional dos seus professores.
Numa perspetiva de longo prazo, o objetivo esperado é melhorar o nível geral de alfabetização e literacia entre os alunos de todas as escolas parceiras e as suas comunidades locais. As escolas irão adaptar os métodos inovadores aprendidos durante o projeto nos seus programas de ensino e aprendizagem.
